Siga @felipefisiorj

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Será que existe a Pisada Ideal?

     Boa noite amigos, hoje iremos dar continuidade a sequência sobre a base do corpo, vamos continuar falando de tornozelo e pé, esses dias andei pesquisando sobre o "Tênis Ideal", e percebi que cada vez mais as grandes industrias do calçado lançam calçados cada vez mais tecnológicos, buscando sempre a melhor performance e qualidade de vida do usuário. Cada vez mais são os entendedores de calçados querendo opinar e nos indicar o melhor para nossa atividade, seja de lazer, caminhada, corrida ou qualquer outra finalidade porem, ainda é grande a gama de pessoas que não tem domínio sobre o assunto e acabam escolhendo apenas por padrões de beleza.

Será que existe o calçado ideal?
Será que temos que comprar o calçado de acordo com nossa pisada?
Será que devemos levar em consideração qual atividade vamos exercer com determinado calçado?

Muito comum são os corredores de final de semana, ou até mesmo os que treinam buscando corridas mais curtas como de 5, 8 ou 10km. Nesse Post, vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de pisada. Entender e identificar a base da sua estrutura buscando a melhor performance lembrando que o conhecimento sobre o tipo de sua pisada buscando o melhor calçado passa a ser um INVESTIMENTO.


Vou procurar de forma resumida e bem básica descrever um pouco os tipos de pisada, devemos lembrar sempre que nesse blog vamos atentar para a discussão e comentários sobre o assunto.

PRONADORES: tendem a começar o movimento mais pela parte interna do calcanhar, apoiar mais a borda interna do pé e, por fim, concentrar o impulso na área do hálux. Geralmente tem pé plano.
NEUTROS: a pisada começa no calcanhar, o pé percorre o solo de modo mais uniforme e o impulso é dado pelo apoio dos três primeiros dedos.
SUPINADORES: tendem a apoiar a parte externa do calcanhar com mais intensidade, o movimento segue pela borda externa do pé e o impulso é concentrado nos últimos dedos. Geralmente têm pé cavo.

Parece fácil identificar qual seu tipo de pisada, mas é um pouco mais complexo, para se ter uma idéia, cada vez mais estudos estão sendo feitos para descrever a pisada ideal, descobrimos por exemplo que entre a pisada supinada e a neutra existe a SUBPRONADA, muito parecida com a supinada, com a diferença de que o hálux tem grande contato durante a marcha. Temos também a PRONADA LEVE que é quando o hálux absorve toda a carga do impacto como a primeira fase da corrida, essa pisada em posição ortostática assume característica neutra.

A seguir segue um vídeo que achei interessante de um tênis considerado por muitos um dos melhores para a prática de corrida, lembrando que devemos desconsiderar algumas partes:



Vou postar também um software desenvolvido pela Muzuno® onde podemos de forma prática, didática descobrir a pisada que mais se enquadra com a sua:



http://www.myprecisionfit.com/test/welcome?lang=pt_BR&noAnswerSelected




Isso ai meus caros, vamos contribuir para o aprendizado, tentar com base nesses conhecimentos descritos anteriormente, discutir sobre tipos de pisadas mais comuns e suas experiências com as mesmas.

Vou abordar o caso clínico de um paciente que apareceu no meu setor de trabalho e vamos tentar discutir sobre o fato:


"Paciente maratonista, participa de 4 ou 5 grandes maratonas ao longo do ano, corredor diário, deu entrada no setor de fisioterapia com diagnóstico clínico de fascite plantar, relata grande desconforto em tríceps sural, fáscia plantar e articulação talocrural. 
Relata que não procurou intervenção fisioterapêutica e continuou a prática deportiva por um longo tempo até surgir um quadro instaurado de pubalgia. Foi realizado avaliação fisioterapêutica onde procurei análisar não só a estática mas principalmente a dinâmica, procurei entender a forma de correr do paciente, buscar seu gestual e desenvolver o tratamento mais adequado para o mesmo. Com o decorrer de aproximadamente 10 sessões, busquei dividir o tratamento buscando o controle da dor e a correção postural dinâmica do paciente, o mesmo apresentou uma melhora considerável dos sintomas em região de púbis e uma grande melhora na parte mais distal.
Segue a vista posterior realizada durante avaliação ortostática:"


Quem quiser conversar sobre o caso descrito, só me consultar ou postar suas perguntas no blog.

De acordo com a minha prática clínica, observo que o pior é, não é nem o supinado nem o pronado, nem o cavo nem o plano e sim o PÉ RÍGIDO, o que não consegue dissipar forças de pressão, isso acaba afetando estruturas ao longo de todo o corpo.
Sabemos que nem todos os corredores tem o apoio inicial na base do calcâneo, estudos comprovam que uma corrida de maior intensidade faz o apoio ser maior no médio e antepé, então alguns afirmam que o melhor seria se a prática de corrida fosse realizada descalça,  iria ter uma maior dissipação de forças sobre as estruturas do pé, porem iria pecar um pouco quanto ao amortecimento inicial. Faz sentido não faz?

Grande Abraço a todos, Obrigado pela participação na última postagem, o interesse e a discussão, faz eu me dedicar cada vez mais a uma melhor publicação.

Att.

Felipe Feitosa.

3 comentários:

  1. Fala Felipe. Td bem?
    Vi o post no Face do seu irmão. Contribuindo, acho que deve acrescentar este trabalho que saiu agora em dezembro na Manual Therapy que diz que o tipo de pisada não é fator fundamental. Bem bacana. Segue a referência.

    New approach to the diagnosis and classification of chronic foot and ankle disorders: Identifying motor control and movement impairments
    Jukka Kangas, Wim Dankaerts, Filip Staes

    Abraços. Felipe Reis

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe, obrigado pela colocação nessa postagem, li o artigo que me enviou, é bem interessante, o novo modelo de classificação do déficit crônico de tornozelo e pé. Esta um pouco ligado com o movimento descontrolado. Esse descontrole de movimento acaba promovendo um recrutamento muscular ineficiente onde leva a um quadro de dor crônica.

    Realmente muito interessante sua publicação, é um modelo que deve muito ser considerado, mas creio que não podemos descartar as bases estruturais e biomecânicas, como no próprio artigo e de acordo com sua postagem, a pisada não é um fator "fundamental" mas sem duvida não podemos desconsidera-la.

    Grande Abraço, obrigado novamente pela participação no "forum".

    ResponderExcluir
  3. realmente muito interresante essa colocação de cada tipo de tênis para cada tipo de pisada, mas como já descrito as pessoas acabam comprando tênis pela beleza e não pelo tipo de pisada adequada, será que realmente estes tênis aliviam as dores e melhora as condições patologicas? Abraços.

    ResponderExcluir