Siga @felipefisiorj

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Utilização da Dinamometria Isocinética no Esporte de Alto Rendimento.



              O desequilíbrio muscular entre agonistas e antagonistas, extensores (quadríceps) e flexores (ísquiotibiais) do joelho, esta mais que provado que pode contribuir para uma maior ocorrência de lesões e que uma musculatura em harmonia pode minimizar ou evitar não só as lesões no joelho, mas também em todas as articulações do corpo.




         A  avaliação isocinética permite avaliar a força de um indivíduo em um determinado músculo ou grupo muscular, em um posicionamento articular ou movimento. Ao controlar a velocidade e amplitude de movimento, o paciente está confortavelmente avaliado em toda a gama de movimentos, dando informações sobre o pico de torque, força máxima e também fatigabilidade em várias velocidades.



              
 
             Além de auxiliar na prevenção de lesões devido à obtenção de relatórios sobre a diferença muscular dos membros, o sistema isocinético permite analisar as condições reais dos atletas. Com design modular, o aparelho combina diversas técnicas que permitem realizar, inclusive, teste de reeducação muscular, teste de coluna, simuladores de trabalho, avaliação de joelho, tornozelo e ombro, entre outros. Outro destaque do Biodex é a visualização de desempenho através de gráficos. 


Fontes:  Avaliação Isocinética nos atletas de Jiu-Jitsu
             Centro Integrado de Reabilitação FisioR9
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário