Siga @felipefisiorj

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

A Importância dos Protetores Bucais e da Fisioterapia Ortognática nos Esportes.

 Estou postando novamente uma matéria que achei super interessante falando dos protetores bucais, cada vez mais a alta tecnologia contribui para a melhora da performance e desempenho dos atletas, estudos  mostram a influência da articulação têmporo-mandibular no desempenho do atleta, com isso, empresas estão confeccionando protetores bucais adaptados que reposicionam a mandíbula onde pensando em cadeias musculares pode alterar dia a dia de treino desses atletas.




    "  Isso mostra a importância de investigar a ATM de atletas para verificar uma possível disfunção, evitando transtornos em treinos e melhorando desempenho em competições."








“A capacidade de melhorar a performance de atletas por meio de dispositivos orais, não é uma idéia nova! Há mais de trinta anos, muitos dentistas reportaram a melhora no desempenho de atletas que usam protetores bucais especialmente desenhados para isso. Em 1977, Dr. John Stenger, o dentista da equipe de futebol americano da Universidade de Notre Dame, publicou um artigo reportando uma correlação estatística entre o aumento da força física e o uso de dispositivos orais que corrigem a posição da mandíbula, fato confirmado pelo Dr. Stephen Smith em 1978 e publicado na New York Sate Dental Journal. Desde então muitos trabalhos foram publicados sobre este tema e muitos avanços foram feitos nessa área. Dr. Harold Gelb e colaboradores descreveram esses achados como “A relação entre a postura da mandibula e a força muscular na odontologia esportiva“, publicado no Journal of Cranio Mandibular Practice”



 





 





De acordo com Arent, McKenna e Golem (2010) alguns estudos revelaram que o posicionamento da mandíbula pode afetar a postura e a estabilidade.
Chakfa etal. (2002), o aumento da dimensão vertical de oclusão esta relacionado com o aumento da força isométrica dos deltoides e flexores cervicais. O aumento da dimensão vertical para alem de associar a altura com a força máxima resulta numa diminuição da força isométrica do deltoide e da cervical.

Ferrario ET AL. (1996) adianta que mudanças na postura da mandíbula, causadas ou não por distúrbios oclusais, musculares ou temporomandibulares, podem influenciar os músculos do pescoço e postura. Podem, também, afetar os músculos dos membros superiores e os músculos antigracitacionais (tronco e membros inferiores).

FONTES:

terça-feira, 13 de março de 2012

Fisioterapia Desportiva - Fisio R9

Fisioterapia Desportiva na Clínica Fisio R9



  A especialidade que mais cresce na Fisioterapia tem papel de destaque na Clinica FisioR9. Com a mais moderna linha de aparelhos direcionados a Recuperação Esportiva, conta com setores específicos que possibilitam o tratamento de atletas de todas as modalidades incluindo portadores de necessidades especiais. Dentro destes setores temos:



Caixa de Areia – utilizada para condicionamento e fortalecimento muscular, assim como treinamento sensório-motor e pliométrico através da utilização de resistores elásticos, cones, bolas, entre outros.

Esportiva

 Pista de Grama – destinada para condicio- namento, exercícios pliométricos e treinamento sensório-motor, é também utilizada para observação das condições físicas e funcionais do atleta, e adaptação ao retorno às atividades esportivas.

  Mecanoterapia – Setor Equipado com aparelhos importados da linha Technogym®, que seguem uma linha funcional (evitando sobrecarga nas articulações), para a realização do treinamento neuro-muscular objetivando trofismo muscular e estabilidade dinâmica articular.

  Hidropropriocepção – Possui um sistema de turbilhonamento e piso com características diferenciadas, com o objetivo de melhorar o equilíbrio e estabilidade, possibilitando a realização de atividades como marcha e corrida precocemente.

   







quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Utilização da Dinamometria Isocinética no Esporte de Alto Rendimento.



              O desequilíbrio muscular entre agonistas e antagonistas, extensores (quadríceps) e flexores (ísquiotibiais) do joelho, esta mais que provado que pode contribuir para uma maior ocorrência de lesões e que uma musculatura em harmonia pode minimizar ou evitar não só as lesões no joelho, mas também em todas as articulações do corpo.




         A  avaliação isocinética permite avaliar a força de um indivíduo em um determinado músculo ou grupo muscular, em um posicionamento articular ou movimento. Ao controlar a velocidade e amplitude de movimento, o paciente está confortavelmente avaliado em toda a gama de movimentos, dando informações sobre o pico de torque, força máxima e também fatigabilidade em várias velocidades.



              
 
             Além de auxiliar na prevenção de lesões devido à obtenção de relatórios sobre a diferença muscular dos membros, o sistema isocinético permite analisar as condições reais dos atletas. Com design modular, o aparelho combina diversas técnicas que permitem realizar, inclusive, teste de reeducação muscular, teste de coluna, simuladores de trabalho, avaliação de joelho, tornozelo e ombro, entre outros. Outro destaque do Biodex é a visualização de desempenho através de gráficos. 


Fontes:  Avaliação Isocinética nos atletas de Jiu-Jitsu
             Centro Integrado de Reabilitação FisioR9